Os recordes mais incríveis da Suíça

 



A Suíça é o país dos superlativos. Neste país tudo é muito… desde muito caro, a muito alto, muito comprido, muito profundo e claro, também muito bonito.


Para mim, recordes como o maior alphorn do mundo, o maior fondue, a maior feijoada ou o maior bolo rei não têm qualquer interesse, mas recordes onde são desafiadas as leis da física e o génio humano é elevado a um patamar inumano, bem, aí a história já é diferente.


Deixo-vos uma lista de alguns dos records suíços mais incríveis com a vantagem de todos eles serem de acesso relativamente fácil e com direito a caminhadas e vistas do outro mundo.

 

    1-  Gelmer funicular aberto mais inclinado da europa

Este funicular é uma das atividades mais divertidas da Suíça e vem com o bónus de ter um dos lagos e uma das caminhadas mais bonitas do país.

Foi construído em 1926 para transportar material para a construção de uma barragem e em 2001 foi convertido para efeitos turísticos.

Vai dos 1412 metros até aos 1860 com uma inclinação máxima de 106%. A sensação a certa altura é de estar completamente vertical.

Vejam o nosso vídeo:




    2-  Maiores escadas do mundo em Niesen

São uns incríveis 11.674 degraus, numa distância de 3,4Km, com um desnível, do início ao topo, de 1669 metros.

Só dá para as subir a pé uma vez por ano por altura da corrida Treppenlauf Niesen mas no resto do ano dá para vê-las ao longo do funicular que sobe até ao topo da montanha piramidal de Niesen.




 

3   3 -   Única ponte suspensa no mundo entre duas montanhas

Só na Suíça para existir uma ponte suspensa entre dois cumes, O Peak Walk Glacier 3000, como o nome indica, a cerca de 3000 metros de altitude, e com vista para vários glaciares e para o Mont Blanc, Matterhorn e Jungfrau é uma daquelas visitas imperdíveis quando se visita o cantão Vaud.

Peak Walk Glacier


    4-  Maior túnel de comboio do mundo  Gotthard rail tunnel

Foi aberto em 2016 e tem 57.09Km. Para além de ser o túnel ferroviário mais longo é também o que está a maior profundidade, atingindo o ponto mais profundo a 2450 metros, só comparável às minas mais profundas do planeta.

Demora 20 minutos a atravessar pelos 130 a 160 comboios que ali passam diariamente.

 

 5-   O funicular fechado mais inclinado da europa

Em Stoos, no cantão Schwiz, existe mais um transporte de montanha a figurar entre os records mundiais. Com 110% de inclinação, 1740 metros de comprimento e com uma diferença de altitude de 744 metros da base ao topo e um design todo futurista.

Se apanharem este funicular no inverno podem visitar uma das aldeias mais bonitas e com neve durante grande parte do inverno. No verão têm acesso a algumas das caminhadas mais bonitas.

 


 6- Maior ponte suspensa do mundo  

A ponte suspensa Charles Kuonen, com 494 metros está localizada em Randa, perto de Zermatt.


São cerca de 2:30 horas de caminhada até chegar à ponte e a caminhada começa ao pé da estação de comboios de Randa (GPS: 46.099879, 7.781555).

Ponte Charles Kuonen 

 

       7- Primeiro teleférico rotativo do mundo

Fica no Mt Titlis e chama-se Titlis Rotair. Este teleférico leva os visitantes até aos 3,020 metros de altitude rodando 360 graus ao longo dos 5 minutos de duração da viagem de modo a que se tenha uma melhor vista das montanhas e glaciares em volta.


O monte tem neve o ano todo o que o torna um excelente destino para quando no verão se está com saudades de ver neve.


 




8- 8- Ponte suspensa a maior altitude no mundo

Esta ponte, conhecida como Titlis cliff walk, também fica no Mt Titlis por isso uma visita a esta montanha dá direito a dois em um.


A ponte de 150 metros de comprimento está a 3041 metros de altitude e está suspensa sobre um vazio de 500 metros.


 





9  9- Comboio de cremalheira mais inclinado do mundo

Este comboio de cremalheira faz a viagem de Alpnachstad até à montanha Pilatus desde 1889. Tem uma inclinação de 48% o que o torna o comboio deste género com o percurso mais inclinado do mundo.

Comboio de cremalheira Pilatus

 

    10- Primeiro teleférico com um andar descapotável

Quando se pensa que os suíços já não conseguem inventar mais nada em matéria de transporte de montanha surge o Cabrio Cable em Stanserhorn, na Suíça central. Durante 2320 metros dá para ir na parte de baixo do teleférico, fechada, ou então na parte de cima, aberta, a apanhar o ar fresco das montanhas.

  


    11- Jungfraujoch-Top of Europe, a estação de comboios mais alta do mundo

Na verdade, a segunda mais alta também fica na Suíça, em Gornergrat.


Esta visita ao Jungfraujoch-Top é um clássico numa visita ao país mas tentem ir num dia de sol para poderem ter a vista de mais de 100 Km da cordilheira dos Alpes.

 Jungfraugjoch 


    12- Maior elevador exterior da Europa

Chama-se Hammetschwand e com os seus 152.8 metros que sobem até Bürgenstock e a sua forma que faz lembrar um foguetão até custa a crer que já foi construído há mais de 100 anos, entre 1903 e 1906.


Dá para lá chegar fazendo uma das caminhadas mais bonitas da Suíça central, a Felsenwegque passa por entre túneis e escarpas com vistas para o lago dos 4 cantões.



Já nos seguem no Instagram Mundo Magno?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.