As melhores dicas para caravanistas


Breaking Bad

Ter uma autocaravana ou pelo menos fazer uma “road trip” numa faz parte do imaginário da maior parte das pessoas. E nos últimos tempos temos visto cada vez mais pessoas a alugar ou a comprar uma. Se 2020 nos trouxe uma lição a todos foi a de que não dá para adiar sonhos… e tem sido incrível ver as autocaravanas, que antigamente eram vistas como algo para reformados ou para estilos de vida mais alternativos, a tomarem conta das estradas em todas as cores, tamanhos e feitios.


Quando comprámos a nossa autocaravana há 5 anos, depois de anos numa pequena van improvisada (as aventuras que vivemos naquele micro espaço…), tínhamos muitas dúvidas e poucos sítios onde as tirar. Por isso, para dar as boas vindas a todos os novos e futuros adeptos da #vanlife, aqui vai uma lista com informações e algumas das dicas que usamos e que nos têm tornado a vida bem mais fácil na estrada:



    1-        Usar um GPS adaptado a autocaravanas.

Ou seja, um que dê para inserir os dados e dimensões do veículo para evitar acabar em sítios onde o veículo não passa.

No nosso caso temos o Garmin Camper e estamos satisfeitos.

 

    2-        Instalar Apps úteis para caravanistas.

Usamos regularmente a Camper Contact app e a Park4night.

 

A Camper contact fronece toda a informação sobre os parques de campismo: preço, disponibilidade, quantas estrelas, etc... e tem ainda muitos sítios onde ficar gratuitamente muitas vezes com acesso a despejo de águas e eletricidade. A subscrição anual custa cerca de 6€ mas vale cada cêntimo.

A Park4night é especialmente útil para encontrar sítios onde pernoitar gratuitamente. Baseia-se na experiência e descobertas de outros caravanistas e é uma velha favorita nossa.


3-         Dimensões do veículo afixadas.



Mesmo com o GPS adaptado ao veículo volta e meia aparecem-nos sítios em que ficamos com dúvidas se a autocaravana passa. Por exemplo quando surgem obras temporárias com restrições de altura. Para que a verificação seja mais rápida temos um papel com as dimensões do veículo na pala para o sol do lugar do condutor. Não imaginam as vezes que esta pequena cábula já deu jeito…

 

  4-            Ter um inversor de corrente de 12 v para 240.

É muito útil quando se para em sítios sem acesso a eletricidade e é necessário carregar telemóveis ou portáteis.

Também costumamos usar um carregador a energia solar para carregar aparelhos mais pequenos.


5-         Adaptadores para o gás e a água.

Quando se viaja para outros países convém ir preparado para que as roscas do gás quer as do abastecimento de água não sejam iguais e ter adaptadores para colmatar o problema.

Independentemente disso é aconselhado ter sempre duas botijas de gás no veículo, especialmente em países como aquele onde vivemos em que no inverno se gasta muito gás para aquecimento do espaço.

Claro que quem tem aquecimento a gasóleo não tem de se preocupar com isto.

 


6-         Mangueira para águas

Ter uma mangueira com 10/12 metros para abastecer água. Nós optámos por uma transparente para poder ver se a água está limpa.

 

    7-         Limpeza do espaço

Uma coisa que vão notar rapidamente é que as autocaravanas, mesmo tendo muito cuidado, ficam cheias de sujidade num instante e implicam cuidados adaptados ao espaço.

a)   Quando acampamos colocamos um tapete plástico grande na parte exterior, logo na entrada, para que o calçado fique ali pousado e os pés não se sujem antes de entrar;

b)  Para que as águas do lavatório não deitem cheiro colocamos também ali um pouco do produto líquido usado nas águas da casa de banho;

c)   Toda a louça é limpa primeiro com papel/ toalhetes antes de ser lavada para evitar que entrem restos de comida no tanque;

 

8-         Aquecedor portátil

Dá muito jeito ter um aquecedor portátil elétrico para quando o gás acaba ou quando se está estacionado num parque ligado à eletricidade para aproveitar para não gastar gás. Já nos salvou várias vezes durante viagens de inverno quando o gás estava nos mínimos.

 

9-         Roupões

Aprendemos a dica dos roupões quando estávamos acampados algures na Polónia. Quase todos os caravanistas seniores que estavam no camping saiam da caravana para os banhos de roupão de banho vestido e a partir daí nós passámos a fazer o mesmo.

Evita-se ter de andar com roupa atrás e que se molhe ou suje enquanto se toma banho para além de que é muito mais cómodo.

 

10-      Utensílios de cozinha em material inquebrável

Optámos por pratos, copos, canecas, etc… em plástico e alguns dos outros utensílios em madeira. O objetivo é não só para evitar que se partam com as vibrações do veículo em movimento mas também porque assim evitam-se barulhos durante as viagens.


  11-    Frigideira Tradicional

Para podermos ter torradas ao pequeno almoço sem ter torradeira elétrica temos uma antiga torradeira tradicional portuguesa.

Comprámos já há bastante tempo numa daquelas lojas com um pouco de tudo numa aldeia do Norte e continua como nova.



Têm dicas para partilhar connosco?

 

Sigam-nos no Instagram Mundo Magno 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.